Pesquisar este blog

8 de nov. de 2024

Findaram as eleições e o que muda?

*Editorial

As eleições deste ano acabaram, tanto a do Brasil, onde foram escolhidos os prefeitos e vereadores de todo o país, quanto a dos Estados Unidos, onde elegeram os Deputados, Senadores e o Presidente da República. 

O fato é que em ambas as eleições, pelo menos para quem enxerga de um ponto de vista do cidadão teresopolitano, pouca coisa muda. 

Imagem gerada por IA

Com uma pequena renovação da Câmara Legislativa, onde apenas quatro novos vereadores ( Amanda Albuquerque REP, Caio Pfister, AVANTE, Sandrinho, PL e Vitinho, Novo) conseguiram a vaga, e a eleição do presidênte da Câmara para o cargo de Prefeito, pouco podemos esperar de melhorias, em termos de coisas que o povo necessita. Ressalntando que a Câmara Municipal hoje tem 21 vereadores. 

Teresópolis conta hoje com uma população de pouco mais de 165 mil habitantes, tendo em vista que grande parte desta, já é considerada idosa, pelo IBGE, temos poucos recursos quando o assunto é saúde. 

Temos três hospitais, HCTO (Hospital das Clínicas Constantino Otaviano) que tem uma "parceria" com a prefeiura e em alguns casos atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o Hospital São José, que é um órgão particular da Congregação das Irmãs de Santa Catarina e a Beneficência Portuguesa que em sua maioria é provida e atendida pelo SUS.

Muito se falou nesta última campanha em "construção de hospital Municipal", mas pensam que construir hospital é fácil. Segundo o site (aconstrutoracuritiba.com.br) clique aqui, para a construção de um hospital de pequeno porte é necessário no mínimo R$44,5 milhões de reais. O local indicado pelo prefeito eleito Leonrado Vasconcellos, UB, em frente ao hospital São José, onde funcionou durante muito tempo o CAMP, no bairro Alto, não é dos melhores. Primeiro por conta do trânsito do local, que costumeiramente é confuso, outro ponto importante para se analisar é o fato de que se houver alguma ambulância indo em direção ao hospital, da Várzea, ele terá um retorno muito grande para fazer, tendo que ir perto do prédio da antiga delegacia para fazer o retorno, para então entrar com o paciente no futuro hospital.

Sabemos que o próximo prefeito estará segurando uma bomba que tem no seu pacote a concessão de água, o transporte público, que é ruim e precisa urgentemente de um planejamento correto, aumento das taxas de moradoes de rua, saneamento, dentre outras demandas que estão surgindo. 

No mais, não temos tempo para discórdia, muito menos para ficarmos de cabeça baixa, pensando no passado recente da eleição. Temos que cobrar os eleitos e reeleitos para que Teresópolis enfim, saia do marasmo. Que se traga indústrias o que gerará emprego e renda para a sua população e que se tenha total respeito pelo que é público. Que se faça concursos públicos para que os potes se esvaziem e quem trabalhe pela Casa Rosada, tenha seus direitos conquistados. Que se cumpra o que foi prometido durante todo ano e campanha.

A gente não pode apenas cruzar os braços e ver os nossos vizinhos, como Guapimirim, Petrópolis e Nova Friburgo evoluírem e Teresópolis ficar a ver navios como estamos há muitos anos. 

Desejamos sorte ao prefeito eleito, aos vereadores, e acima de tudo à nossa população, que precisa urgentemente viver, ter sonhos, voltar as conquistas e principalmente, ter alegria de morar aqui. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário