Pesquisar este blog

27 de out. de 2011

Morre Luiz Mendes, o "comentarista da palavra fácil"

Morreu na manhã de quinta-feira, o comentarista esportivo, Luiz Mendes, aos 87 anos no Rio de Janeiro. Luiz era uma espécie de guru do Rádio do Brasil. Nascido no Rio Grande do Sul, ele tinha uma voz que mesmo depois de passar quase toda sua vida na Cidade Maravilhosa, seu sotaque não se perdeu com o tempo. O "comentarista da palavra fácil", Mendes gostava muito do Internacional - RS, mas como vaio muito novo para o Rio de Janeiro conheceu o Botafogo, time que ganhou destaque também em seu coração. 
Mendes era uma pessoa forte. Ao mesmo tempo frágil. Em uma dedicada consulta nas memórias que nos torna, lembro bem dele, um homem íntegro, casado com a atriz Dayse Lúcidi, há mais de 50 anos, na Universidade Candido Mendes, em uma palestra sobre comunicação. Sentimos que Luiz ficou a vontade em meio a estudantes que estavam ali para sugar um pouco de sua experiência. Foram 16 Copas do Mundo. 
Ao ser questionado por mim, qual foi o seu gol mais marcante em sua carreira, ele prontamente respondeu que foi o gol sofrido no Brasil na Copa de 1950. Disse-me "no Maracanã, podia-se ouvir o barulho do bater de asas de um mosquito". 
Luiz Mendes estava internado desde o dia 18, e morreu na manhã de hoje com quadro de leucemia e diabetes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário