Platéias de São Gonçalo, de Nova Iguaçu, de São João de Meriti, de Nova Friburgo e de Teresópolis recebem, a partir de 24 de março, a atriz Fernanda Montenegro com um projeto no qual ela apresenta, nas Unidades do SESC Rio, uma encenação que tem por base cartas escritas por Simone de Beauvoir, uma das escritoras e pensadoras mais importantes do século 20, cuja obra e vida influenciaram gerações em todo o mundo.
Além da encenação, o projeto intitulado Caminhos da liberdade, compreende mostra de filmes e documentários sobre a vida e obra de Simone de Beauvoir, alem de palestras e debates – com a socióloga Rosiska Darcy de Oliveira. Haverá também, sorteio de livros para o público.
Essa ação teatral que alia objetivos culturais, educativos e formação de platéia, acontecerá de terça a domingo.
O projeto existe em torno de uma encenação intitulada “Viver sem Tempos Mortos”, com direção de Felipe Hirsch e direção de arte Daniela Thomas, “Estou interessada em cultura teatral. Minha intenção é oferecer às platéias um sopro de sadia inquietude artística”, diz Fernanda Montenegro.
O que significa essa visita à obra de Simone de Beauvoir? Para a geração que viveu o período do Pós-Guerra, significa se aproximar de uma personalidade absolutamente influente no século XX, que atuou intensamente no campo da filosofia, da sociologia, da literatura, do comportamento e da contracultura, que culminou na revolução de 1968. Para o público jovem é uma oportunidade de conhecer um pouco da paixão, da energia, da audácia, e das contradições humanas de uma grande pensadora.
“Fui jovem numa época emblemática. Sou de uma geração pós-guerra que se pronunciava, que ia às ruas para pensar e sentir. Penso que devemos refletir sobre o nosso cotidiano cada vez mais saturado de esperanças reduzidas pela desinteligência e, infelizmente, pela brutalidade”, complementa Fernanda Montenegro.
“Cada espetáculo teatral solicita do grupo de trabalho uma intensa e fundamental busca de fontes de informação sobre o próprio texto ou o próprio tema escolhido. São leituras, são imagens, pensamentos, visão de uma época e referências gerais que nos apóiam no preparo de uma encenação, de uma interpretação. O projeto Caminhos da Liberdade, é uma pequena parte do esforço que nos custa até o momento de se abrir o pano. Por isso trazemos para o público, juntamente com a encenação de “Viver sem tempo mortos”, uma pequena mostra de filmes com temática libertária, documentários, palestras, debates e sorteios de livros.”
O público ao chegar ao Teatro terá à disposição livros para leitura e a exibição do documentário Une Femme Actuelle, de Dominique Gros (2007, 52 min.), que descortina a vida e obra de Simone de Beauvoir.
A programação é gratuita no SESC de São Gonçalo, de Nova Iguaçu e de São João de Meriti. No SESC de Nova Friburgo e de Teresópolis os ingressos terão preços populares.
O projeto tem realização do SESC Rio, patrocínio Mapfre Seguros (Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário